Todos os eventos de cultura da cidade de Guarulhos são mandados e implantados pela Secretaria da Cultura, que fica localizada no bairro do Macedo. Graças a ela, temos muitas manifestações artísticas e culturais, aulas de dança, teatro e música, leis que protegem os artistas, o acesso à cultura a pessoas de baixa renda, entre outros pontos que permitem a educação cultural na cidade.
Se você é de Guarulhos e não conhece o maior teatro e centro cultural da cidade, bom, sinto em dizer, mas está vivendo em Guarulhos errado. Brincadeiras a parte, você sabia que o famoso “Adamastor”, um dia foi uma indústria têxtil?
Sim, o centro cultural mais querido da cidade, teve uma longa história, começando antes dos anos quarenta, sendo ele uma chácara e olaria. Em 1941, torna-se uma fábrica de cerâmica, a “Cerâmica Brasil”, e posteriormente, em 1946, passa a ser a “Fábrica de Casimiras Adamastor”, sendo a primeira indústria de grande porte em Guarulhos e com um dos melhores tecidos do país, segundo relatos.
A fábrica chegou ao fim em 1980, e após sua falência, foi alugada para um atacadista do ramo de estofados e depois passou a ser uma pista de kart. Não demorou muito até o espaço estar vazio e deserto durante um bom tempo.
Apenas nos anos 2000 o centro educacional passou a ser o que conhecemos hoje. Em 26 de dezembro de 2000, foi decretado que o espaço seria um patrimônio histórico, no ano seguinte, outro decreto para que fosse realizado a desapropriação do edifício pela prefeitura, com fins de transformá-lo em um centro educacional.
Em 2003, o arquiteto Ruy Othake, foi responsável pela restauração do local, deixando ainda alguns dos antigos resquícios com uma cara mais moderna. O espaço já trouxe diversas pautas culturais, peças teatrais, inúmeros shows, palestras e espetáculos. O centro também promove cultura através de cursos gratuitos e temas exclusivos, como teatro e dança.
O Arquivo Histórico de Guarulhos teve sua fundação datada no dia 29 de setembro de 1986, e possui documentos extremamente relevantes para a cidade, como: processos administrativos, atas da câmara, livros de Finanças, etc, além de peças não oficiais como jornais, revistas, cartas, livros raros, fotografias, obras, textos e trabalhos de referências bibliográficas para consulta sobre a história do município. O espaço conta também com acervo iconográfico, fotográfico, documental e parte de peças do museu histórico da cidade e laboratório de restauro. O documento mais antigo é a primeira Ata da Câmara Municipal de Guarulhos, de 1880
O Arquivo está localizado na Avenida Monteiro Lobato, dentro do Teatro Adamastor. Talvez por sua localização ou por pouca divulgação, o ambiente é pouco conhecido e visitado, mas você pode aprender e descobrir muito do bairro. E caso queira ajudar, e tenha formação em jornalismo, arquitetura, administração, etc, o acervo precisa de voluntários que possam tornar essa história, a história de Guarulhos, mais conhecida e atual.
Nessa entrevista, o Professor Jesus, atual Vice-Prefeito e Secretário da Cultura de Guarulhos, destaca como a cultura enriqueceu o bairro do Macedo, com ênfase no Teatro Adamastor. Ele compartilha sua missão de descentralizar a cultura, tornando-a acessível a todos em Guarulhos. Assista à entrevista completa para mais detalhes.
Tel: 11 9 8740-5325
E-mail: atendimento@macedo.com.br
Av. Paulista, 171 - Macedo, Guarulhos - SP
©2023 Todos Os Direitos Reservados