História

Confira tudo sobre a história do bairro do macedo
Macedo, o bairro foi formado no princípio do século XX, mas sua história é incerta. Dizem que o local surgiu de uma área que era chamada de “sítio ou chácara do Macedo”, mas a versão que foi “confirmada” pela Prefeitura de Guarulhos é de que o nome origina do português, mais especificamente é oriunda da Associação Atlética Macedo, um clube de futebol que foi fundado por portugueses (daí o nome) e italianos.

No começo do século XX, o bairro era conhecido pela sua quantidade de granjas e pela qualidade das frutas, em especial laranjas. As flores e hortaliças cultivadas nas chácaras eram levadas de trem até a capital para serem comercializadas. Na época, a atual ‘igrejinha’ do Bom Jesus, era a Igreja Bom Jesus de Pirapora, feita de taipa, onde muitos estudavam.

Da extensão da igrejinha até o Corpo de Bombeiros, era tudo mata virgem, com muitos bichos e pássaros. Contava com um córrego, o Córrego da Fortuna, onde os moradores do Macedo costumavam pescar, diariamente, lambaris, bagres e traíra, além de utilizar suas águas límpidas para preparar refeições e até mesmo beber; com a Estrada de Nazaré, a qual encantava os pedestres pela mata que a cercava. Com o tempo, o comércio começou a aparecer e uma tecelagem de linho foi instalada no bairro, além do Matadouro.

Hoje, o antigo córrego tornou-se, depois de transformações e desvios, o Córrego dos Cubas. Já a Estrada de Nazaré, mudou de nome e tudo, hoje sendo a movimentada e principal avenida do bairro, a Avenida Monteiro Lobato. Quanto às olarias, foram aos poucos sumindo e dando lugar às indústrias de grande porte.

O Centro Municipal de Educação Adamastor, localizado na Avenida Monteiro Lobato, no prédio da antiga Fábrica Casimiras Adamastor, inaugurado em 1946, hoje é um importante patrimônio da memória, funcionando como centro cultural que abriga biblioteca, teatro e o Arquivo Histórico de Guarulhos.

O bairro acompanhou sua necessidade de crescimento e evolução, sendo hoje difícil encontrar resquícios do passado em seu físico. No entanto, é para isso que temos essas histórias e imagens, para nos mostrar o tanto de coisas que, deliberadamente, temos das gerações anteriores. Caso você queira conhecer mais do bairro e conferir fotos inéditas, as quais não estão presentes neste site, vá ao Arquivo Histórico de Guarulhos, situado na propriedade do Teatro Adamastor.